Art

A mulher artista e brasileira por Lhaiza Morena

Share:

Meu nome é Lhaiza Morena, sou ilustradora e moro em Salvador. Minha arte é voltada para a representatividade negra. Comecei porque eu queria me ver representada em propagandas, embalagens, revistas e como eu cresci não tendo essa representação, então eu resolvi fazer isso. 

Ser artista no Brasil não é fácil apesar de todo mundo amar o que os ilustradores fazem, as pessoas não querem pagar um valor justo ou simplesmente acham que não devem pagar, por ser um “dom”. Não é um dom, eu costumo dizer que eu fui uma criança que não parou de desenhar. Nos meus 31 anos de vida, eu sempre busquei me aprimorar, me especializar e aprender coisas novas. Então é um crescimento constante, não é dom.  

Muitas empresas/marcas às vezes buscam trabalhos de mulheres em campanhas convenientes: dia da mulher, dia das mães…ou pra representar algo fofo e feminino. Mas tem muita artista mulher que faz trabalhosa maravilhosos fora desse nicho e muita gente pensa que é feito por um homem. Quando as marcas expandirem a visão delas sobre isso, terá muito mais trabalhos de ilustradoras por aí.

Mantenha o foco no seu objetivo e não desista. Uma coisa que eu faço e me ajuda muito é não me comparar com outras artista, até do mesmo nicho ou achar que estamos numa competição, porque não estamos. Tem espaço pra todas, cada uma tem seu estilo, sua característica e não tem ninguém igual a você. Precisamos nos unir, apoiar o trabalho da outra, divulgar, repostar, assim a gente vai espalhar isso pro mundo!

 

Fica aqui a nossa homenagem para todas as mães, mulheres e artistas do Brasil e do mundo.