Creative Inspiration

Dicas de como se manter criativo em casa – Rafaella Tuma

Share:

Hoje vamos entrar um pouco no mundo criativo da Rafaella Tuma, uma artista incrível que vai ajudar na #FiqueEmCasa e continue desenhando.

São dicas importantes que vai deixar o seu dia em casa ainda mais criativo. VAMOS LÁ!

Oi, meu nome é Rafaella Tuma, sou ilustradora freelancer, trabalho com cinema, publicidade e estamparia.
Já estou acostumada com o estilo home office, pois há alguns anos venho praticando e me disciplinando para ter uma rotina bem produtiva onde eu consiga pegar um volume considerável de Jobs mensais, mas também tenha tempo para fazer meus projetos pessoas, minhas ilustrações autorais.
Hoje estou aqui para falar de algumas dicas sobre produtividade.

• Primeira coisa a se considerar quando você está trabalhando em home office é ser extremamente regrado com horário de sono.

Tanto de horas dormidas, a hora que vai deitar e a hora que acorda. É tão fácil sair da linha e aos poucos você vai dormindo mais tarde, acordando mais cedo e quando percebe já está perdendo a manhã toda dormindo. Isso é ruim pelo fato que você não fica totalmente disponível em horário comercial, e por mais que você queira acreditar que você é uma pessoa ”noturna” o mundo, a comunicação, os orçamentos, o ”quente” do trabalho acontece em horário comercial. Então coloque despertador ai, você vai demorar alguns dias para se adaptar, mas depois o corpo já está acordando cedo sozinho.

• Segunda dica: quando estiver no seu escritório/mesa de trabalho apenas TRABALHE!

Se você quer/precisa trabalhar de casa, precisa separar fisicamente e emocionalmente do lugar que você trabalha e descansa. Assim que acabar as tarefas que precisa, não fique na mesma mesa que você estava trabalhando, fuçando em redes sociais, assentindo vídeos… vá fazer isso do celular, longe dali. Seu corpo, sua mente, seu espírito tem que ser adestrado e condicionado a quando sentar, você começa a trabalhar. Se rolar ambas as coisas no mesmo ambiente, vai ser muito fácil procrastinar mais tarde e muito difícil ”pegar no embalo” para produzir de fato.

•Terceira dica: técnica do Pomodoro.

Essa técnica é tão simples e tão eficaz! Técnica do Pomodoro nada mais é do que você colocar um despeador de 25 minutos. Sim, só isso. Mas a questão, é a MÁXIMA concentração que você vai ter durante esses 25 minutos. Desligue absolutamente TUDO, as páginas abertas da web, o Spotify, o Youtube, o Whatsapp, a conversa que você estava tendo com um cliente ha umas horas atrás, tudo. Deixe seu foco 100%, inteiramente em um ÚNICO projeto. Nem beber água e ir ao banheiro vale (por isso você tem que se preparar uns 5 minutos antes de ligar o cronometro. E ai, depois, dê um intervalinho entre os Pomodoros, alongue-se, mas é incomparável como rende o trabalho quando toda sua energia está focada apenas nele.

Lembre-se que cada pequeno detalhe que você muda na sua rotina faz toda a diferença, e fique feliz com essas conquistas de pequenos hábitos alcançados. Como acordar uma hora mais cedo, se alongar por 5 minutos durante o dia, tomar mais água, na hora de almoçar, pensar na quantidade certa que não vai te deixar sonolento no período da tarde, começar a ter horário para ficar offline de todo o resto que não seja o trabalho que está fazendo, e por aí vai… cada mínima conquista, a longo prazo vai te deixar ter uma rotina redondinha, super produtiva, que você consegue trabalhar, cuidar de você, da família, fazer seus projetos pessoais e etc.

Fiz um vídeo gravando toda minha rotina, da hora que eu acordo até a hora que acaba meu ”expediente”, segue o vídeo: