6 Illustration Trends Feature Image

6 tendências populares de ilustração de 2024

3 de janeiro de 2025

Quando se trata de criar obras de arte, não seguimos necessariamente as tendências, mas é inegável que a mudança estética pode afetar nosso gosto e perspectiva, especialmente quando nosso estilo ou técnica estão abertos a inovações. 

Neste artigo, apresentarei algumas tendências de ilustração de 2024 que encontrei para você. Essas são algumas especialidades que observo presentes no trabalho de muitos artistas, que agregam uma certa qualidade às imagens que são criadas por eles. Devo também mencionar que são muito subjetivos, e algumas ilustrações que uso como exemplo neste artigo têm vários desses pontos ao mesmo tempo.

É importante mencionar no início que, em 2024, vimos mais maximalismo e design diversificado de personagens na ilustração do que nos anos anteriores. Tanto no uso comercial quanto nos trabalhos pessoais, esses dois elementos foram os dois líderes das tendências a serem observadas. Portanto, ao ler este artigo, lembre-se de que muitos desses exemplos também contêm traços desses dois elementos de design.

Sem mais delongas, gostaria de apresentar a primeira tendência das minhas seleções:

Composição simétrica

Exemplo 1 de tendências de ilustração de 2024
Cortesia de Kirill Kuzmenko e Caro Martínez

Quem não gosta de uma boa simetria? Ao adicionar uma linguagem geométrica aos seus designs, a simetria também pode ser usada para criar imagens mais maximalistas.

Exemplo 2 de tendências de ilustração de 2024
Cortesia de Dan Stein e Stevie Shao

Usando cores fortes e suaves juntas e criando paletas coloridas, a composição simétrica adicionará uma boa qualidade à sua arte.

Você fez um bom design, mas parece um pouco vazio? Tente multiplicá-lo e usar seu gêmeo simétrico no mesmo quadro. Você também pode multiplicá-lo, girar as cópias e inverter as cores para obter uma riqueza.

Não se esqueça de adicionar pequenas formas geométricas ou decorações florais/peculiares e pronto! Você tem uma ilustração com uma composição completa e organizada para ver.

Perspectiva abstrata

Trends3
Cortesia de Jiaqi Wang e Estudio Pum

A perspectiva nem sempre é tão fácil de definir, mantendo seu próprio estilo. Mas quando você pega o jeito, é sempre divertido ampliar os limites da sua imaginação e brincar com possibilidades realisticamente impossíveis.

Você provavelmente também percebeu que, nos últimos anos, uma mudança de perspectiva distorcida foi introduzida na cena da ilustração com o uso de pés e pernas muito grandes. Ok, talvez não tenha sido realmente introduzido nos últimos anos, mas certamente foi muito popular entre muitos ilustradores. De repente, nossos feeds do Instagram ficaram cheios de partes do corpo humano proporcionalmente maiores, e eu não sei sobre você, mas eu vivi para isso!

Trends4
Cortesia de Mojo Wang e Emans

Em 2024, as coisas estavam mudando ainda mais.

Se você quiser experimentar algo novo em sua arte, pense em distorcer não apenas o tamanho e a perspectiva das partes do corpo, mas também dos objetos e elementos decorativos que você está usando em suas ilustrações. Um objeto que parece estar longe pode ser maior do que o objeto da frente e vice-versa. Experimente desenhar objetos flutuantes ou eliminar totalmente a perspectiva. O que você pode criar ao excluir as regras da realidade? Ou talvez a pergunta certa devesse ser: o que você não pode?

Paleta limitada (cores vibrantes e suaves juntas)

Trends5
Cortesia de Camila Rosa e Gwen Keraval

As cores que usamos ao desenhar uma ilustração geralmente são o que a cria ou quebra. Sim, eu já mencionei o maximalismo, que basicamente significa “mais é mais”, mas às vezes é possível dizer “menos é mais” em termos de cores e ainda manter uma aparência maximalista. Na minha opinião, isso cria uma aparência elevada nas ilustrações e as torna muito bonitas de se ver.

Trends6
Cortesia de Clara Super Duper e Kento IIDA

Como você pode ver nesses exemplos, você pode se desafiar limitando sua paleta a 5 ou 6 cores (de preferência até menos do que isso) e tentar pintar sua ilustração dessa maneira. Use cores que você normalmente não pensaria em usar para capas ou outros objetos e tente evitar usar a mesma cor para elementos próximos uns dos outros. Por que não ter peles verdes, azuis ou roxas e um céu amarelo? Basta ser criativo e acessar See where it takes you artwork!

Elementos com aparência 3D/3D

Trends7
Cortesia de Lisa Odette e WOAO 3D

As ilustrações em 3D definitivamente estão em alta ultimamente. À medida que os softwares e as ferramentas técnicas estão se tornando mais acessíveis e fáceis de usar, mais e mais ilustradores estão criando seus próprios designs 3D com seu estilo já existente.

Trends8
Cortesia de Lisa Odette e Anastasiia Sharandina

O design 3D tem sido um tema dominante nos portfólios pessoais de muitos artistas digitais, mas também o vemos em vídeos musicais, identidades corporativas ou uso comercial de outros tipos. Não é apenas agradável de ver, mas também divertido criar algo próprio que existe em um espaço virtual!

Além disso, com o aumento das aulas on-line que você pode encontrar em muitas plataformas, como Skillshare, agora é mais fácil aprender design 3D.

Trends9
Cortesia de Mojo Wang

Mas há uma segunda maneira de usar elementos 3D como parte do seu design. Você pode simplesmente usar suas habilidades de pintura e sombreamento para criar elementos com aparência 3D em seus desenhos.

Trends10
Cortesia de Chen Wu

Em 2024, veremos mais desses exemplos, já que a tendência está ganhando aceleração. Esses exemplos que estou mostrando aqui não estão todos no mesmo estilo de estética, se você me perguntar, mas do ponto de vista do uso do 3D, eles podem ser considerados em categorias semelhantes.

Se você quiser transformar alguns elementos em suas ilustrações em uma aparência 3D, sugiro usar pincéis do tipo aerógrafo e praticar suas habilidades de iluminação e sombreamento. Você entendeu isso!

Textura

Trends11
Cortesia de Maria Fedoseeva e Uran Duo

Se você é ilustrador, sabe que pequenas mudanças fazem grandes diferenças! Especialmente quando se trata de adicionar detalhes divertidos em nossas ilustrações, como texturas.

Os pincéis texturizados dão às ilustrações uma aparência de arte mais pintada à mão/tradicional e, no desenho digital, isso pode ser um divisor de águas, mesmo quando você faz toques muito sutis.

Trends12
Cortesia de Lili des Bellons e Kezia Gabriella

Se você quiser se tornar bom no uso de texturas, tente usar um pincel de delineador texturizado para seus contornos. Então, talvez você possa adicionar apenas algumas texturas leves em seus planos de fundo ou em algumas partes das roupas de seus personagens.

Lembre-se de que você não quer que as texturas dominem toda a ilustração, portanto, experimente brincar com a transparência e os modos da camada de textura. Mas, no final das contas, se você quiser fazer seus desenhos com base em texturas, por que não? É a sua obra de arte, você pode fazer o que quiser!

Espaço negativo

Trends13
Cortesia de Sarah Cliff e Yandex and Knife Studio

Quando eu era criança e desenhava apenas por diversão, eu costumava ter essa pressão de “não deixar nenhum espaço vazio” em meus desenhos, porque era isso que os professores de arte da escola costumavam dizer. Isso sempre teve um efeito destruidor de humor em mim, e eu não gostava de preencher um papel só porque precisava.

Agora que desenho como forma de ganhar a vida, entendo que o uso do espaço negativo também tem valor na arte. O truque é saber como usá-lo e entender o equilíbrio e as proporções de sua composição.

Trends14
Cortesia de huangding e Jungmin Studio

Como você pode ver nessas imagens, apesar de terem estilos diferentes, elas ainda são exemplos de bom uso do espaço negativo. Em 2024, talvez você queira dominar suas habilidades de uso negativo do espaço, porque está se tornando muito comum no uso comercial.

Você não pode apenas criar pôsteres ou peças editoriais dessa maneira, mas também pode transformar seus desenhos em adesivos. Além disso, quanto mais você dominar essa habilidade, mais poderá aprender a combiná-la com o maximalismo e encontrar equilíbrio em suas ilustrações.

De acordo com o Oxford Dictionary, uma tendência é “uma direção geral na qual algo está se desenvolvendo ou mudando”. Portanto, essas tendências sobre as quais falei neste artigo não são regras imutáveis, mas apenas algumas oportunidades de elevar sua arte, se você estiver procurando inspiração.

E se agora você está se sentindo inspirado e procurando algumas ferramentas digitais para criar mais trabalhos artísticos, por que não dar uma olhada na mesa digitalizadora e nos displays de caneta da Wacom que facilitam a vida dos ilustradores? A Wacom oferece muitas opções com a melhor tecnologia da caneta, portanto, a única coisa que resta a você é praticar e começar a criar.

Espero que 2025 seja outro ótimo ano para ilustração!

zeynep alpay headshot

Sobre o autor:

Zeynep Alpay é uma artista multidisciplinar e ilustradora autônoma que vive em Colônia, Alemanha. Seu trabalho abrange ilustrações, animações, recortes de papel e obras de arte tradicionais.

Para obter mais informações ou ver mais trabalhos da Zeynep, confira seu  portfólio, seu Instagram ou seu Linkedin .

Publicações relacionadas:

Conecte-se com a Wacom nas mídias sociais

Maximize seu fluxo criativo com o suporte Wacom One 👊 Quer esteja usando seu Wacom One 12 ou seu Wacom One 13 Touch, esse suporte dobrável, portátil e móvel manterá sua tela firme e agradável. Encontre o ângulo perfeito para sua postura com o suporte Wacom One. Curioso sobre outros acessórios para tornar o Wacom One seu próprio? Acesse Wacom.com para saber mais sobre como misturar e combinar estojo colorido da caneta, capa traseira, estojo de transporte, luvas de desenho e muito mais. Obrigado @henriquefriedrichs pela demonstração bacana do suporte! #WacomOne #WacomPen #DigitalArt #DrawingTablet #WacomTablet
632 18
A Wacom One 13 Touch está à venda! Obtenha a experiência de desenho mais suave, precisa e responsiva de sua vida com a Wacom One 13 touch. Perfeito para esboçar, pintar, animar, planejar e editar sem obstáculos. Além disso, ele está repleto de softwares criativos, como Clip Studio Paint, Affinity, Magma e muito mais! 🎨🔥 Compre pelo link em nossa biografia! #WacomSale #WacomOne #WacomTablet
104 0
A nova Wacom Intuos Pro foi redesenhada de dentro para fora, com a mais avançada tecnologia de mesa digitalizadora da Wacom. Construído com mais de 40 anos de inovação, o #WacomProPen 3 é totalmente personalizável. Escolha entre várias alças, configurações de botões, ponta e peso ajustável para obter uma configuração que atenda exatamente às suas necessidades. Saiba mais por meio do link em nossa biografia! #WacomIntuosPro #IntuosPro #PenTablet #WacomTablet
295 9
Cada artista tem seu próprio ritual criativo, seja a xícara de chá perfeita, uma caminhada matinal para limpar a mente ou aquela explosão de inspiração que surge no momento certo. 🕯️🎧 Talvez seja acender a vela perfeita para criar o clima ou esboçar ideias em um caderno antigo. Seja o que for, esses pequenos itens essenciais preparam o cenário para nosso melhor trabalho. Para mim, tudo se resume à minha mesa digitalizadora Wacom. A Wacom se uniu ao meu clube, @wearethedesignkids, para garantir que os alunos tenham as ferramentas certas desde o primeiro dia. Com o equipamento certo em mãos, podemos criar nossos próprios rituais criativos e refinar nosso ofício. Então, o que é essencial em seu ritual criativo? Talvez um caderno de desenho especial, um canto aconchegante ou a playlist perfeita? #WacomPartner #WacomForEducation #digitalart #inspiration #wacomintuos
227 28
Construído para brilhar, novo ou não. ✨💎📦 Dê uma segunda vida a um dispositivo Wacom e desbloqueie a oportunidade de atualizar, expandir ou aprimorar seu fluxo de trabalho digital. Confira as ofertas #WacomRefurbished disponíveis nos EUA & Canadá por meio do link em nossa biografia ou visite a loja virtual da Wacom. #WacomSale
149 7
Algumas pessoas querem apoiar sua luz. 👎 Lucas quer ensinar você a desenhar luz. 💡☀️😁 Obrigado @lplucas e @clipstudioofficial por tornarem isso tão fácil! #madewithwacom #WacomTips #wacommovink
2013 14
Vamos começar a trabalhar! 💥 Configurar seu Movink é muito fácil. Basta conectar e começar a criar com facilidade e conforto! ✍️ O que está em sua agenda criativa hoje? Deixe um comentário e compartilhe conosco! #WacomMovink #CreativesOnTheGo #CreativeProfessionals
449 5
🎨✨ Navegar nos contratos de licença como artista pode parecer um labirinto. Muitas vezes, nos deparamos com contratos que favorecem fortemente os clientes, o que nos deixa com pouca proteção. Para artistas como Zeynep Alpay, encontrar uma maneira de tornar esses acordos justos e transparentes foi um verdadeiro divisor de águas. Agora ela pode se concentrar no que faz de melhor, criando arte, enquanto os detalhes são tratados com o Yuify.  🔒 Quer ver como os artistas podem realmente proteger seus direitos? Acesse Yuify.com para ver a imagem completa. #WacomYuify #Yuify #CreativeRights #DigitalRightsManagement
80 0
"Eu uso minha mesa digitalizadora para tudo." 😍☺️😳 @joiceesketch Tudo na nova Wacom Intuos Pro faz com que Joyce entre no fluxo de seu trabalho. Leia mais sobre o estilo artístico único de Joyce, seu mundo extravagante de criaturas e os altos e baixos de sua jornada criativa no #WacomBlog #WacomIntuosPro #IntuosPro #PenTablet #WacomTablet
427 8
Artists vs Water 💧💦🌊🥛 🖌️ @lplucas tem algumas dicas para ajudá-lo ao longo do caminho #madewithwacom #digitalart #drawingtips #movink #artistlife #artistsoninstagram
2684 22
"Adoro a nova roda de configuração, ela tem feedback tátil, que eu sempre procurei... Posso sentir sua posição, posso sentir suas opções e posso sentir o que tenho que fazer para alcançar meu objetivo." Markus Bledowski sobre a nova #WacomIntuosPro Markus é um designer de movimento baseado na Alemanha que usa produtos Wacom há décadas. Ele acredita que a recém-redesenhada Wacom Intuos Pro é a melhor versão até o momento. ☺️ #WacomIntuosPro #IntuosPro #PenTablet #WacomTablet
194 1
Esta mensagem de erro só é visível para administradores do WordPress
Erro: Não há nenhuma conta conectada para o usuário 17841445048021802.