Imagem em destaque do mercado de peixes de Eunbi Kang

Eunbi Kang fala sobre sua carreira em ilustração e desenvolvimento visual, se a escola de arte é necessária e seus conselhos para jovens artistas

21 de agosto de 2024
Eunbi Kang Headshot

Eunbi Kang é uma artista de desenvolvimento visual e ilustradora de jogos, animação e muito mais nascida na Coreia do Sul. Ela se formou no departamento de ilustração do Art Center College of Design em Pasadena, Califórnia.

Durante sua carreira, ela ganhou a categoria Ambiente independente no 2022 Concepts Art Awards e o Japanese illustration Award. Ela é fascinada por paletas de cores vibrantes e temas de fantasia. Siga-a no Instagram.

No início deste ano, Kang nos mostrou seu processo de criação de uma ilustração dinâmica usando sua Wacom Cintiq 16, incluindo bloqueio de cores sem primeiro fazer lineart e usando o software Blender para trabalhar com luz. Um vídeo disso está abaixo.

Também entrevistamos Kang sobre sua carreira como artista de desenvolvimento visual, sua formação, o que a inspira, os conselhos que ela tem para jovens artistas e o que ela tem por vir. Uma versão editada dessa entrevista está abaixo.


Como você começou a se interessar por arte? Você era uma criança criativa? 

Desde que me lembro, sempre desenhei e pintei. Eu costumava desenhar personagens de livros de histórias, animações e até desenhei minha própria história quando era jovem. Sempre que eu mostrava minha arte para minha mãe, ela me elogiava — então eu desenhava cada vez mais, porque queria receber elogios da minha mãe! Por fim, encontrei outros motivos e inspiração para amar a pintura e comecei a levar a arte mais a sério, mas acho que ainda é a mesma coisa agora: ainda mostro o que faço para minha mãe, e o que ela diz sempre me motiva a ser uma artista melhor! 

À medida que fui crescendo, comecei a ficar curiosa sobre os artistas por trás das animações que eu adorava. E quando me deparei com livros de arte, como The Art of Tangled e The Art of Moana, minha curiosidade pela profissão de criar conteúdo de entretenimento se aprofundou. Enquanto olhava os livros de arte, pensei: “Quero pintar e desenhar assim e fazer parte da minha carreira também!” Então eu fui para a escola de arte para me formar em uma área relacionada.

Irmãs Eunbi Kang Able 2
Ilustração do projeto Blender + Painting Animal Crossingde Kang

Por que você escolheu ir para a escola de arte? Você recomenda que os jovens artistas de hoje cursem uma escola de arte ou deveriam se autoensinar, e por quê?  

Hmm, essa é uma pergunta difícil. Eu escolhi uma escola de arte porque queria aprender em primeira mão o know-how dos instrutores que trabalham no setor. Embora eu não ache que haja uma maneira certa de estudar arte, eu pessoalmente acho que definitivamente existem métodos de estudo errados . Então, escolhi a escola de arte porque queria ter um professor que pudesse me dar feedback diretamente. Com um currículo bem estruturado, instrutores ou meus amigos da faculdade poderiam me dizer mais diretamente por onde começar ou quais poderiam ser meus maus hábitos artísticos. Eu também queria muito fazer amigos da faculdade que também gostassem de arte!  

No entanto, os tempos mudaram muito. Acho que estamos vivendo em uma era em que podemos aprender o quanto quisermos, desde que sigamos os métodos e o cronograma de estudo corretos. A desvantagem de aprender sozinho é que você pode aprender os métodos errados sozinho. No entanto, se você tiver certeza de que sabe exatamente a direção e o método que deseja, acho que pode fazer isso com mais rapidez e eficiência do que qualquer outra pessoa. Atualmente, muitas palestras e academias de arte on-line fornecem feedback individual e convidam artistas do setor, então acho que não há necessidade obrigatória de frequentar uma escola de arte apenas para desenvolver habilidades. 

Mercado de Peixe Eunbi Kang 4

Como você decidiu qual campo criativo queria seguir? Para onde você vê sua carreira no futuro? 

Sempre sonhei com uma carreira na indústria do entretenimento. Desde muito jovem, gostei de explorar mundos e histórias mágicas desconhecidas como consumidor. Como gosto de conteúdo de entretenimento há muito tempo, naturalmente me interessei por artistas que trabalham nos bastidores e criam conteúdo repleto de várias cores e formas, como personagens, adereços e planos de fundo.  

Particularmente, acho que o desenvolvimento visual, que é o trabalho de pré-produção para animação, ou a arte Concepts para jogos, é o mais atraente para mim. Projetar um mundo que não existe, ou criar personagens e cenários legais, o torna ainda mais atraente porque esses artistas trazem alegria e pensamento criativo — não só para mim, mas também para os espectadores. Quero continuar me orgulhando desse trabalho que adoro e quero continuar transformando meu próprio projeto pessoal em algo real sozinha!

Como você desenvolveu seu próprio estilo de arte pessoal?  

No final das contas, acho que o estilo que eu admiro ou acho bom acabará se tornando meu. À medida que estudo e experimento, adquiro as partes interessantes de diferentes estudos, as misturo e as desenvolvo à minha maneira. Recentemente, me interessei mais por estudos de design de personagens, novas experiências e culturas de diferentes países, porque uma nova perspectiva me permite criar novos designs. Em termos de estilo, comecei a me interessar por pintar texturas de pincel e estilos gráficos, e venho pensando em como misturar os dois e desenvolvê-los em meu próprio estilo novo. 

Loja de fantasia Eunbi Kang
Ilustração do projeto de desenvolvimento visual da Kang's Magic Store

O que inspira e/ou empolga você em seu trabalho?  

O que me inspira é tão diverso; é como uma teia de aranha! Às vezes eu desenho edifícios observando formas irregulares, e às vezes me inspiro em cores olhando pinturas de pintores antigos. Especialmente as pinturas de um artista chamado Walter H Everett foram as que mais me encantaram. Suas várias composições e cores incrivelmente sofisticadas me deram uma impressão notável.

Hoje em dia, experimentar coisas novas me deixa feliz. Eu gostava de viver a mesma vida em casa, mas percebi que observar e experimentar sozinho é importante para minhas ideias artísticas. Mesmo que não seja necessariamente visualmente novo, percebi que as memórias de certos lugares tornam minhas ideias mais diversas porque, em última análise, a criação vem da experiência. Também gosto da diversão de explorar minhas próprias coisas novas, como culturas, histórias, pinturas e lugares onde nunca estive de outros países.

Você trabalhou com grandes empresas como Netflix e Mercury Filmworks. Que conselho você daria para jovens artistas que estão dando os primeiros passos em uma carreira criativa?  

Em primeiro lugar, meu conselho é: estude sobre o setor em que você quer estar! Acho importante verificar, um por um, quais tipos de projetos são necessários, o que você precisa estudar para projetá-los e mostrá-los em seu portfólio. Por exemplo, jogos e animações exigem uma grande variedade de habilidades de design, incluindo não apenas design de personagens, mas também criação de personagens, design de textura, design de adereços e design de plano de fundo. Para aprendê-lo, você precisa estudar técnicas básicas, como perspectiva e compreensão da anatomia.  

Também recomendo aprender e praticar várias habilidades. O setor exige uma variedade de habilidades. Às vezes, você precisa usar as habilidades 3D de maneiras inesperadas e, outras vezes, precisa fazer um esboço rápido de pintura para mostrar ideias muito aproximadas. Pense em que tipo de projeto você quer estar e em que tipo de pessoa você quer se tornar, e estude analisando os portfólios de pessoas que fazem esse trabalho.

Feriado romano de Eunbi Kang_VESPA
Ilustração do projeto de redesenho de Kang's Roman Holiday

Quais são alguns dos seus projetos favoritos em que você trabalhou? Por que eles eram seus favoritos?  

Como projeto pessoal, gostaria de escolher meu projeto de graduação, o projeto de redesenho do Roman Holiday. Roman Holiday foi meu filme favorito em preto e branco. Embora a tecnologia de filme colorido estivesse disponível na época da produção do filme, o estúdio não teve escolha a não ser filmar em preto e branco devido a problemas orçamentários. Meu projeto aproveitou a oportunidade para mostrar habilidades de colorir nas quais eu acho que sou boa. Acho que foi uma oportunidade maravilhosa de demonstrar a habilidade de capturar uma linda história em cores. 

De todos os projetos profissionais dos quais participei, o melhor foi realmente a colaboração com a Wacom. É verdade! Realmente. A Wacom é amplamente conhecida como uma empresa de mesa digitalizadora mundialmente famosa. Acho que é uma oportunidade única de promover minha pintura para uma empresa como a Wacom, onde uso seu produto há muito tempo. Além disso, adoro explicar como pinto ou faço uma ideia de arte para outras pessoas. Quando compartilho as informações que conheço e explico sobre pinturas, isso me ajuda a organizar minhas ideias artísticas e meus pensamentos e a fazer novas experiências artísticas com as pessoas. Portanto, sou grato pelas várias colaborações com a Wacom, pois é uma oportunidade de mostrar minhas pinturas para o mundo em todo o mundo.

Característica da pintura de Eunbi Kang
Ilustração de uma colaboração anterior da Wacom

Quais são algumas dicas, truques ou conselhos gerais que você tem para artistas jovens ou iniciantes que você aprendeu ao construir sua carreira?

Acredito que estar disposto a aprender é muito importante. Os artistas não precisam ter medo do que não sabem, mas sempre tentar e estar dispostos a ouvir e aceitar as opiniões de outras pessoas — o que é algo que os artistas não devem esquecer, sejam eles iniciantes ou veteranos. Independentemente da experiência de trabalho diferente das pessoas, outras pessoas podem ver partes de mim que eu não consigo ver. Se eu aceitar isso com a mente aberta e aplicá-lo aos meus desenhos, posso usar métodos ou coletar informações que eu não conhecia. 

E não se envergonhe das coisas em que você não é bom. Acredito que o progresso já começou a partir do momento em que os artistas reconhecem que há algo em que não são bons. E, curiosamente, eles já sabem como estudar e ser melhores na maioria das situações.

Por fim, veja as pinturas que você acha atraentes e analise cuidadosamente por que você as acha atraentes. Eles fornecem uma abundância de informações e orientam os artistas aonde ir, como composição, luz, técnicas, etc. Em geral, as pinturas de mestres pintores têm sido bons professores para mim. A habilidade de Dean Cornwell e Joaquín Sorollade capturar momentos vívidos, composição e luz sempre foi inspiradora.

Que hardware e software você usa para criar seu trabalho? Por que você escolhe os produtos Wacom como parte de sua configuração? 

Eu não sabia disso quando estava na escola, mas na indústria, a maioria dos artistas usa os mesmos produtos. Obviamente, há exceções, mas em um estúdio, geralmente não usamos nossos próprios programas ou produtos preferidos. Atualmente, há muitos concorrentes, mas o software da Adobe e os produtos da Wacom ainda são os padrões do setor usados por quase todas as empresas. Acredito que há um motivo pelo qual a Wacom é uma das mais conhecidas empresas de mesas digitalizadoras de desenho e pelo qual ela ainda é confiável nos setores criativos. A Wacom entende que tipo de suporte técnico precisamos. Além disso, adoro a vivacidade das cores e a sensibilidade com que ele capta a pressão da minha caneta. As capacidades técnicas da Wacom sempre me ajudam a entregar minhas ideias sem bloquear [minha criatividade].

Corrida das Bruxas de Eunbi Kang
Ilustração do Kang's Witch Project

Você tem algum projeto chegando que gostaria de compartilhar ou promover?  

A maioria dos projetos profissionais em que trabalhei ainda não foi lançada, exceto os vídeos tutoriais da Wacom! Eles ainda estão em desenvolvimento. Recentemente, no entanto, venho redesenhando meu projeto pessoal: o Witch Project. Pretendo publicá-lo no site do meu portfólio e no Instagram em breve. Por favor, sinta-se à vontade para vir e visitar!

Publicações relacionadas:

Expanda sua criatividade — Flexione seu Movink! Editando fotos em qualquer lugar com Amyboyy

Expanda sua criatividade — Flexione seu Movink! Editando fotos em qualquer lugar com Amyboyy

Como desenhar nuvens e sobreviver ao verão: dicas divertidas de arte com Lucas Piaceski

Como desenhar nuvens e sobreviver ao verão: dicas divertidas de arte com Lucas Piaceski

Ben Von Wong: A irrelevância como combustível para gerar ação coletiva

Ben Von Wong: A irrelevância como combustível para gerar ação coletiva

Etherington Bros' Comics Crash Course #3: Design de personagens e figurinos

Etherington Bros' Comics Crash Course #3: Design de personagens e figurinos

Conecte-se com a Wacom nas mídias sociais

🎬 Dê uma olhada por trás do processo criativo de Max Beyond com o cineasta @hazdazzle e o artista de efeitos visuais @victorperez_official! Haz compartilha como a Wacom Cintiq Pro ajudou a elevar seu fluxo de trabalho criativo, ampliando os limites da narrativa visual em animação. Uma visão inspiradora de onde a tecnologia encontra a criatividade! #MaxBeyond #CintiqPro27 #WacomCintiqPro #Animation
1335 7
O tempo muda quando você está trabalhando, não é? Obrigado @lplucas pelas dicas de economia de tempo no Clip Studio Paint 🤩 Qual foi o maior tempo que você trabalhou em uma única peça? Conte para a gente nos comentários.
25391 53
Você está pronto para THU 2024? 👏🏻 Nós somos, e é especial! @thu_official. Este ano marca o 10º aniversário da THU, e estamos comemorando uma década de criatividade, inovação e conexões inesquecíveis. Junte-se a profissionais criativos de todo o mundo para uma semana inspiradora de conexão e colaboração. 🚀 Conheça nossa equipe da Wacom durante o evento para obter dicas privilegiadas, networking e inspiração criativa. 🙌🏻 📅 30 de setembro a 05 de outubro de 2024 📌 Local: Troia, Portugal Vamos tornar este aniversário inesquecível! #THU2024 #WacomEvents #WacomPartner #THU10Years
131 1
Confira esta entrevista em vídeo exclusiva 🎙️ feita por @3dvfcom com membros de nossa talentosa equipe e descubra os segredos 👀 por trás de #WacomMovink #CreativeProfessionals #CreativesOnTheGo
234 10
🎒 Promoção de volta às aulas ✏️ Comece o novo ano escolar com ofertas incríveis em toda a linha de produtos da Wacom. Não perca a enorme economia em nossos best-sellers - a oferta termina em 30 de setembro de 2024 🎉 Registre-se hoje no programa de educação da Wacom e economize até 5% adicionais* em mesas digitalizadoras e monitores de caneta selecionados *estudantes e professores qualificados podem comprar com 5% de desconto adicional até 30.10.2024, *somente na Europa #BackToSchool #WacomSale
99 0
Como o #WacomMovink ajuda @figisisters a capturar ideias onde quer que elas aconteçam. #CreativeProfessionals #CreativesOnTheGo #WacomWorkspace
903 12
#WacomSale 📣 Visite a loja da Wacom nos EUA para economizar na compra de uma Wacom Intuos. A ferramenta perfeita de volta às aulas para estudantes e professores! Use a Wacom Intuos para escrever, editar ou transmitir ideias com facilidade para alunos ou colegas durante uma conferência pela Web. Está começando a trabalhar com arte digital? A Wacom Intuos é uma solução criativa completa com 3 programas de software para download para dar início à sua jornada. Compre pelo link em nossa biografia! 🛒 #Wacom #WacomIntuos #EdTech #BackToSchool #WacomTablet
114 2
O CEO da Wacom, Nobu, compartilhou algumas ideias interessantes sobre o futuro da arte digital e como a Wacom está aqui para apoiar a jornada de cada artista. 🚀 Você já se juntou ao #WacomYuify? É um novo serviço inovador projetado para proteger e proteger sua autoria e, ao mesmo tempo, gerenciar os direitos digitais de sua obra de arte. ✍🏻 Acesse o link na biografia para saber mais e se cadastrar gratuitamente! #DigitalArtists #Wacom #DigitalArt #Yuify #MiniMic
146 3
Nova entrevista! Pegamos nossa caneta personalizada #MiniMic e entrevistamos Nobu, CEO da Wacom, para falar sobre o futuro da arte digital 🎨✨ Inspire-se com suas ideias sobre inovação, a missão da Wacom e o que está por vir para os artistas! Fique ligado na parte 2! 🚀 #WacomAtDokomi #DigitalArtists #Wacom #DigitalArt
236 4
📸✨ Diga olá para @amyboyy, uma fotógrafa apaixonada que se destaca em fotografia comercial, de moda e de produtos! Desde capturar visuais deslumbrantes no Design Orchid até ver seus anúncios exibidos em ônibus e banners por toda a cidade, a jornada de AmyBoy é realmente inspiradora. Confira a história dele e veja como o Wacom Movink facilita a criação de @amyboyy em qualquer lugar, a qualquer hora. Pronto para levar sua fotografia para o próximo nível? 🌟✨ #WacomMovink #CreativesOnTheGo #CreativeProfessionals
175 4