imagem de destaque de doug rodas | bts 2022 | wacom

Apresentando Doug Rodas e Wacom Back To School 2022

1º de setembro de 2022
foto de rosto de doug rodas

Originalmente de El Salvador, onde começou seus estudos em Design Gráfico, o ilustrador e designer Doug Rodas estava determinado a trabalhar em seu ofício — então ele se mudou para Toronto, Canadá, onde buscou mais oportunidades de carreira educacional e profissional. Atualmente, ele frequenta o Seneca College Of Applied Arts and Technology e equilibra o trabalho escolar, profissional e pessoal.

Rodas usa arte digital, principalmente ilustração e tipografia, para comunicar seus pensamentos, emoções e jornada pessoal à sua comunidade. Ele usa visuais, cores e texturas impressionantes para representar as coisas pelas quais ele é mais apaixonado: música, cultura e defesa da justiça social.

Rodas criou as incríveis ilustrações de Back To School 2022 que você vê no topo desta postagem e agora verá em todas as outras postagens de Back to School no blog da Wacom deste ano!

Nós o entrevistamos sobre suas inspirações, o equilíbrio entre escola e trabalho profissional e por que ele considera a mesa digitalizadora Wacom sua "mão direita".

doug rodas bts gif

Você pode nos explicar sua jornada de um jovem artista que mora em El Salvador até o artista digital de sucesso que mora no Canadá que você é hoje?

Minha experiência como criativa em El Salvador tem sido muito agridoce. Por um lado, reconheço que quando comecei no mundo criativo no contexto de um país em crise cujo foco principal não é principalmente arte e cultura, tive a oportunidade de fazer parte de uma comunidade dissidente e disruptiva.

Além disso, essa comunidade foi a que me inspirou a tentar impulsionar a cena local e colaborar em alguns projetos pessoais e coletivos que abriram as portas para mim e me fizeram buscar crescer não apenas localmente, mas também levar meu trabalho a uma escala internacional para expandir meus horizontes. Foi esse impulso que me fez perceber que, embora ainda haja muito trabalho a ser feito em El Salvador nas condições do cenário da arte contemporânea, há também um vasto mundo rico em experiências e inspiração fora do país onde nasci que está disponível para mim e do qual eu queria fazer parte. E foi aí que decidi me mudar para o Canadá para me aventurar em novos desafios e experiências gratificantes, tanto profissional quanto pessoalmente.

Como você descobriu que a arte digital seria seu foco em relação aos meios tradicionais?

Sempre me defini como uma pessoa prática e, pessoalmente, acredito que a arte digital me oferece ferramentas e técnicas artísticas bastante convenientes, ideais para os tipos de aplicações e estilos gráficos envolvidos em meu trabalho. Por exemplo, ultimamente tenho feito experiências com formas geométricas e simetrias, e isso é algo que acho fácil de conseguir com técnicas digitais.

Mas, por outro lado, também aprecio detalhes manuais e orgânicos em qualquer obra de arte, e é por isso que em meu trabalho tento incorporar elementos e texturas baseadas em técnicas tradicionais e espontâneas que ajudam a mostrar que a obra de arte foi criada por um humano e não por uma máquina (a arte gerada por IA acabou de entrar no chat, haha).

espaço de trabalho de doug rodas 1

Grande parte da sua arte é baseada em tipografia e ilustração. Como você descobriu que esses eram os estilos que melhor representavam você e o que você queria criar?

Certa vez, ouvi a frase de que tipografia e letras são praticamente personagens ilustrados e, desde então, parei de fazer uma distinção entre minhas obras de arte tipográfica e meu trabalho mais figurativo que fiz. No final, chego à conclusão de que o que mais me entusiasma na criação de uma peça visual é o poder que tenho de iniciar uma conversa ou transmitir uma mensagem específica.

Sempre defendi questões específicas que se alinham à minha filosofia de vida e aos princípios éticos, como a importância da criatividade, igualdade, diversidade, saúde mental e inclusão social, e entendi que poderia usar meu trabalho para falar sobre esses tópicos e criar um senso de comunidade, porque assim como as palavras têm o poder de comunicar algo diretamente, as imagens também.

Quais influências estão presentes em sua arte? O que você acha que mais te inspira a criar sua arte?

Acho que, inconscientemente, minhas emoções e sentimentos estão envolvidos nas obras de arte que crio. Sempre foi fácil para mim associar certas formas ou cores a sentimentos específicos e gosto que os elementos visuais que ocupo tenham um significado pessoal.

Também gosto que minhas peças sejam impressionantes e experimentais... tentando escapar das representações convencionais da figura humana ou de situações cotidianas. Também me inspiro muito na música que ouço todos os dias e na arte que as pessoas queer criam, porque elas são um bom exemplo de como o trabalho criativo é libertador como ferramenta de expressão pessoal e coletiva.

Loja wacom mesa digitalizadora stack 1

Comprar produtos Wacom

Visite a Wacom eStore para encontrar as ferramentas perfeitas para seu próximo projeto.

espaço de trabalho de doug rodas 2

Como a mudança para um país totalmente novo e a frequência em uma escola de arte influenciaram seu trabalho?

Foi uma experiência extremamente gratificante, mas também desafiadora e intimidadora. É gratificante porque me deu a oportunidade de mostrar que o trabalho que fiz ao longo da minha carreira tem tudo o que é necessário para competir e/ou compartilhar espaço com o trabalho de outros criativos, como aqueles que tiveram mais acesso e exposição a uma cultura criativa mais forte e experiente, como a desenvolvida em grandes países como o Canadá.

Foi um desafio porque meu principal motivador para me mudar para cá foi continuar estudando academicamente e buscar mais oportunidades de crescimento profissional e pessoal, o que trouxe à mesa mais responsabilidades e desafios que eu não precisava enfrentar antes, como ser disciplinada com minha agenda, gerenciar mais projetos pessoais e acadêmicos ao mesmo tempo, criar um senso de comunidade e pertencimento e tentar me adaptar a uma cultura, uma cidade enorme e um novo idioma, tudo ao mesmo tempo.

Como seu tempo no ensino superior evoluiu, apoiou ou afetou seu trabalho?

Agora tenho certeza de uma coisa: quando alguém inicia um novo programa educacional, deve estar ciente de que seu tempo será reduzido significativamente devido à carga acadêmica que isso acarreta. Apesar de, na época, ter assumido que estava preparado para esse novo desafio, no processo percebi que tinha que aprender a administrar meus esforços em torno do número de projetos profissionais que estava fazendo e quanto tempo eu estava gastando em minha carreira, minhas responsabilidades acadêmicas e o valioso tempo que eu estava gastando recarregando e buscando inspiração em amigos e familiares.

Nesse sentido, acho que, embora estar envolvido em um programa educacional tenha sido benéfico para continuar construindo um portfólio profissional e aprendendo maneiras diferentes de aplicar meu trabalho, isso também limitou a largura de banda que tive para realizar projetos pessoais ou assumir mais projetos comerciais com clientes reais. Então, definitivamente, acredito que meu trabalho foi apoiado e afetado pelo tempo que dedico ao meu crescimento acadêmico e vejo isso como uma dor crescente que preciso abraçar.

Quais são as coisas mais valiosas que você aprendeu até agora?

Honestamente, minha carreira criativa me ajudou a me encontrar e a conhecer meus limites e as coisas que sou capaz de fazer. A arte me ajudou a moldar minha voz criativa, a ser fiel às minhas cores, a desenvolver uma curiosidade autêntica pela vida e a continuar aprendendo e compartilhando o que sei com outras pessoas.

No lado técnico, aprendi que sempre haverá espaço para explorar novas ferramentas, novos estilos e novos meios criativos, e isso é algo que se refletiu muito ao longo da minha carreira pelas várias maneiras pelas quais tentei expressar meu lado artístico... seja por meio da tipografia, design de personagens, desenvolvimento de identidades visuais ou até mesmo mixagem de músicas. Por causa disso, fico empolgada em ver que tipo de coisa vou fazer no futuro.

Receba inspiração criativa diretamente em sua caixa de entrada

Assine o boletim informativo Wacom Creative para obter dicas, truques, notícias e ofertas que estimularão sua imaginação.

ilustrações de estradas

Veja mais do trabalho de Rodas no Instagram ou na página do Dribbble.

Como você equilibra tarefas escolares, trabalho autônomo e trabalho criativo pessoal?

Essa questão está ligada ao que mencionei acima, e é que gerenciar seu tempo e esforço quando você tem muitas responsabilidades e demandas é definitivamente complicado. Pessoalmente, gosto de acreditar que a educação vem em primeiro lugar, porque, no final, a educação é um investimento - de tempo, dinheiro ou ambos - e deve haver um resultado benéfico de todo o esforço que você faz enquanto estuda.

Isso também significa que tive que ser inteligente ao escolher minhas batalhas e priorizar os benefícios profissionais que me envolveria em certos projetos freelance ou projetos pessoais. Estar em uma situação como essa realmente testa sua astúcia e faz você questionar como aproveitar ao máximo seu tempo. Até agora, a experiência tem sido desafiadora, mas também empolgante, porque desde que comecei o programa de especialização na faculdade, pude trabalhar em projetos e clientes que nunca teria imaginado antes (tosse, tosse, Wacom, por exemplo).

Quais são suas ferramentas e programas favoritos? Como eles mudaram seu fluxo de trabalho?

Meus favoritos até agora são os programas da Adobe Creative Cloud. Especificamente, o Photoshop mudou minha vida e é minha ferramenta favorita quando se trata de criar. No entanto, apesar de ter passado muitos anos criando meus trabalhos artísticos usando o trackpad do meu MacBook Pro, há exatamente 3 anos, uma mesa digitalizadora Wacom entrou em minha vida e revolucionou meu processo criativo, transformando-o em uma experiência intuitiva, prática e altamente adaptável à minha metodologia de trabalho.

Sei que isso parece propaganda, mas a verdade é que estou super impressionado com a beleza de ver a evolução do meu trabalho desde que comecei a desenhar com uma mesa digitalizadora e como ela se tornou essencial para o meu processo, porque agora vejo minha Wacom como minha mão direita que me acompanha desde a fase de esboço até o estágio final de qualquer trabalho artístico.

Você tem algum conselho para os estudantes que desejam continuar seus estudos nas áreas de design e ilustração?

Meu principal conselho é aproveitar a plataforma oferecida pela educação - de qualquer tipo - para mostrar seu trabalho e desenvolver um portfólio constante, experimental e exclusivo. Seja por meio de um programa acadêmico em uma instituição específica, participando de workshops independentes ou assinando cursos e masterclasses on-line, o importante é saber que somos sempre um trabalho em andamento e que nunca é cedo demais para sentir orgulho do seu trabalho e compartilhá-lo com outras pessoas.

As carreiras criativas compõem um campo baseado na comunidade, e isso vem do fato de que, como seres criativos, buscamos inspiração constante que nos faz querer continuar aprendendo, melhorando e evoluindo. Fazer parte dessa comunidade envolve compartilhar com outras pessoas o que estamos aprendendo e sentir orgulho do progresso que fizemos com nosso trabalho.

Isso foi algo que pessoalmente abriu muitas portas para mim e me motivou a continuar crescendo como criativa. Então, o melhor conselho que eu poderia dar aos alunos é que confiem no processo, sejam fiéis a si mesmos e sejam os primeiros a acreditar no valor e na qualidade de seu trabalho, porque só assim os outros acreditarão nele também.

abeni jones headshot

Sobre o autor

Abeni Jones é uma ex-designer gráfica, ilustradora e educadora, e atual escritora, que comprou sua primeira mesa digitalizadora Wacom em 1999. Ela é apaixonada por videogames, design e atividades ao ar livre.

Publicações relacionadas:

How Pernille Ørum uses Wacom Movink to stay productive while traveling around Africa

How Pernille Ørum uses Wacom Movink to stay productive while traveling around Africa

Etherington Bros' Comics Crash Course #5: Concepts art

Etherington Bros' Comics Crash Course #5: Concepts art

Pinceladas do destino: o abraço artístico de Amor Fati por Cory Kerr

Pinceladas do destino: o abraço artístico de Amor Fati por Cory Kerr

Conjuntos de pincéis gratuitos ou a preços acessíveis Clip Studio Paint para artistas de mangá

Conjuntos de pincéis gratuitos ou a preços acessíveis Clip Studio Paint para artistas de mangá

Conecte-se com a Wacom nas mídias sociais

Have you ever considered becoming a jewelry designer?  As part of #CareerDevelopmentMonth, we're excited to share a handful of diverse careers among Wacom users. ✍️⁣ ⁣ Meet Quincy Vadan (@champagne_corpse), an independent jewelry designer and the artist-owner of Vadan Jewelry. Quincy shares his entire process for creating a three-piece capsule collection. His setup, including the Wacom #CintiqPro, makes it possible for him to remain completely independent and to take charge of the vast majority of his creative process.⁣ ⁣ Head to the link in bio to watch the full video!⁣ ⁣ #Wacom #MadeWithWacom #WacomForEducation #Jewelry #JewelryDesigner #SilverJewelry #ConnectedInk #ConnectedInk2024
101 20
Brushstrokes, along with subject matter, color and types of media, often identify the author of a piece without a signature or overt documentation. 🖌️ The same concept applies to digital art. With Yuify, you can embed your authorship in your work, while allowing for hassle-free licensing and easy collaboration. ⁣ ⁣ Join the Wacom team for a look at Yuify, including the steps for registering artwork with your unique proof of creation, retrieving and identifying the creators of pieces of art and creating and honoring licenses that you have chosen.⁣ ⁣ Register via the link in bio. ☝️⁣ ⁣ #Wacom #WacomYuify #Yuify #creativerights
104 0
Register for an amazing FREE webinar TOMORROW at 1pm PST with the amazing @aaronblaiseart! ❄️🐻‍❄️🤍 Learn from one of our favorite animation mentors as he walks us through the process of creating amazing animal characters like the main character of his animated short, Snowbear.  Sign up through the link in our bio ☝🏼 #wacomwebinar #wacomconnectedink #digitalart #artwebinar
525 10
Want to learn how to create licenses for your artwork? @zeythehuman walks you through how to easily set up licenses* in Wacom Yuify, ensuring your work is protected. From using templates to customizing your own agreements, it has never been easier  to manage your creative rights. Ready to protect your art?🔑 Register for free at Yuify.com ‌ *Yuify Licensing is only available in selected regions and may require additional agreements for specific cases not covered by the License Builder. #WacomYuify #Yuify #CreativeRights #DigitalRightsManagement
107 1
Let's dive in with @alexferreiraa to learn how to improve our poses using the #WacomMovink and the 2D workflow to push them to the next level. Check out the full video through the link in our bio or head to @animationflow.academy YouTube channel.  #animationflow #madewithwacom #characteranimation
285 4
Looking for a gift that will thrill a 7-year-old, a dad, or a co-worker? 🎁⁣ Get them a #WacomIntuos!⁣ ⁣ Perfect for sketching, animation, comics, photo retouching, and note-taking, it's a gift that will keep on giving. ⁣ ⁣ Now on sale on the Wacom US estore 🏷️⁣ #WacomSale
167 1
When author and @verabee had a fast deadline approaching, she was away from home and away from her usual work setup 😱 Enter Wacom Movink, a truly portable and powerful pen display she could use anywhere. Watch the full video on our YouTube to hear her full #WacomMovink review, and to see her spot illustration process. And make sure to look out for Return to Sender, publishing in 2025! #movink #creativeprofessionals #madewithwacom #creativesonthego #digitalart
155 0
@zeythehuman reminds us that sharing your art with the world is essential, but so is protecting it. Yuify helps artists safeguard their work and identity, so you can showcase your creativity without worry. 🔒 Want to know how to protect your art? Visit Yuify.com for more info. Now available for @clipstudioofficial #WacomYuify #Yuify #CreativeRights #DigitalRightsManagement
130 6
Let's create a little magic this season...❄️🪄💜⁣ Art by the one and only @aaronblaiseart⁣ #animation #madewithwacom #aaronblaise #snowbear
1423 6
✍🏻 A caneta principal para a melhor sensação A Wacom Pro Pen 3 não é um design genérico destinado a todos. Em vez disso, é o companheiro definitivo para profissionais criativos e promete a melhor experiência com a caneta. A Wacom está comprometida com sua reivindicação de "oferecer a melhor experiência com caneta" e não mede esforços para cumprir essa promessa. Projetada para oferecer adaptabilidade e precisão, a Wacom Pro Pen 3 oferece opções de personalização inigualáveis, tornando-a uma ferramenta essencial para profissionais de arte digital, design e muito mais. Descubra como a Pro Pen 3 está redefinindo as possibilidades criativas. Link na biografia. #PrideOfWacom #WacomProPen3 #digitalink
243 15
👻 Você não pode fugir nem se esconder desses pesadelos digitais 🏃🏻😅 Adicione o seu nos comentários abaixo ⬇️ #HappyHalloween #WacomMovink
496 10