Imagem em destaque do Dia dos Pais de Jenny Li Dad I'm Home

Jenny Li fala sobre sua inspiração, as semelhanças entre música e arte e sua entrada na indústria de animação

9 de agosto de 2024
Tiro na cabeça de Li Jenny

Jenny Li é uma artista de desenvolvimento visual e ilustradora apaixonada pela música clássica. Em sua arte, ela gosta de mostrar a beleza das pequenas coisas da vida, além de evocar uma sensação de calor e nostalgia por meio da luz e da cor. Ela trabalhou com estúdios como Warner Bros. Animation, ShadowMachine, Riot Games e Psyop. 

Além da arte e da música, Jenny gosta de jogar badminton e cozinhar. Acompanhe o trabalho dela no Instagram, no X (Twitter) ou visitando o site dela. Ou considere comprar seu pacote de pincéis de Photoshop!

No último Dia dos Pais, Jenny Li criou um vídeo inspirador mostrando seu processo de ilustração para sua peça “Dad I'm Home, Part 2:”

Leia tudo sobre essa peça e seu processo clicando aqui. Também conversamos com ela sobre sua formação, carreira, inspiração e os projetos em que ela vem trabalhando ultimamente — essa entrevista está abaixo.

Esta entrevista foi editada para maior clareza e extensão.

Jenny Li Reign of the Dragon Editado

Como você começou a se interessar por arte? Você era uma criança criativa?  

Meus pais são arquitetos e são super habilidosos em desenho e pintura. Desde que eu era bebê, eles desenhavam diferentes animais, carros e personagens de desenhos animados para eu me fazer feliz. Antes mesmo de aprender a falar, comecei a rabiscar junto com eles e, desde então, sempre adorei arte. Eu também cresci assistindo filmes do Studio Ghibli, e eles me fizeram me apaixonar pela animação e me inspiraram a me tornar uma artista. 

Você foi para a faculdade e se formou em arte e música. Como você decidiu fazer as duas coisas em vez de seguir uma disciplina artística? Você acha que arte e música têm muito em comum ou são muito diferentes para você?

Aprendi piano pela primeira vez quando era jovem, mas odiava isso por ter um professor muito rigoroso, então parei de tocar. Quando fiquei mais velha e me mudei para a América do Norte, minha mãe tentou outro professor para mim, que tinha um método de ensino completamente diferente. Eles se concentraram em tornar a música divertida e me ensinaram as histórias e a base por trás de cada peça musical. Comecei a realmente amar tocar piano e aprender sobre música e, quando estava no ensino médio, dedicava ainda mais tempo à música do que à arte.

Embora minha universidade não tivesse um programa de animação, decidi focar na animação em meu programa de ilustração porque era um meio em que eu podia mesclar meus dois lados — eu desenhava os visuais de meus curtas-metragens, além de escrever e executar as trilhas sonoras. Música e arte definitivamente têm muito em comum, especialmente quando trabalham juntas no cinema para contar a mesma história.

Jenny Li, uma nova amiga, editada

Por que você escolheu ir para a escola de arte? Você recomenda que os jovens artistas de hoje cursem uma escola de arte ou deveriam se autoensinar, e por quê? 

Eu escolhi estudar na The New School especificamente por causa de sua natureza única de ter uma escola de arte (Parsons) e um conservatório de música (Mannes). Não havia muitas opções em que eu pudesse buscar uma educação focada em música e arte ao mesmo tempo em um conservatório.

Olhando para trás, porém, eu diria que a escola de música valeu muito mais a pena do que a escola de arte e, embora eu tenha conhecido muitas pessoas excelentes e feito alguns amigos incríveis, eu pessoalmente não me inscreveria na escola de arte novamente se voltasse no tempo. É muito caro e existem muitos recursos excelentes e acessíveis na Internet. A menos que você se beneficie de estar em uma comunidade ou de ter uma estrutura que possa lhe fornecer tarefas e prazos, acho que o autoensino é absolutamente o caminho a percorrer quando se trata de arte.

Atualmente, você trabalha principalmente em animação, mas trabalhou como ilustrador. Como você decidiu qual campo queria seguir como carreira? Para onde você vê sua carreira no futuro?

Enquanto fazia curtas-metragens animados na escola, percebi que o aspecto da animação que mais me agradava era o design do site Concepts e a pintura dos planos de fundo. Eu sabia que não queria viver da animação, mas ainda queria fazer parte do processo que dá vida às histórias, então decidi seguir uma carreira em desenvolvimento visual.

Embora eu adore trabalhar com animação, às vezes sinto que preciso parar de trabalhar no mesmo programa, no mesmo estilo, por meses seguidos, e gosto de ilustrar para vários estúdios e empresas — como a Wacom! — na lateral. Além disso, fazer desenhos para mim é algo que eu sempre amei desde criança, e sempre reservo um tempo diariamente para fazer arte pessoal, que também vendo on-line e em convenções. No futuro, me vejo mantendo esse cronograma, pois realmente gosto do equilíbrio atual que tenho entre trabalhar em tempo integral em desenvolvimento visual e trabalhar como freelancer em meu próprio tempo em ilustração. 

Jenny Li, pai, estou em casa 1 Editado

Como você desenvolveu seu próprio estilo de arte pessoal?   

O Studio Ghibli é provavelmente minha maior influência no meu estilo de arte. Durante a universidade, comecei como artista tradicional, pintando principalmente em aquarela, cor de pôster e guache, e estudei muitos fundos do Ghibli. Ao criar meu portfólio para animação, mudei para a arte digital, o que é praticamente um requisito para o atual setor de animação, mas mantive muitas das mesmas técnicas que usava na pintura tradicional. Acho que meu estilo de arte atual agora é influenciado por uma mistura de animação Ghibli e ocidental, já que minhas peças parecem em sua maioria realistas, mas também têm uma qualidade tradicional pintada à mão.

Você trabalhou com algumas grandes empresas. Como você “entrou” no setor? Que conselho você daria para jovens artistas que estão dando os primeiros passos em uma carreira criativa? 

Na verdade, consegui meu primeiro emprego em tempo integral em uma postagem #PortfolioDay no Twitter. Foi uma das minhas primeiras postagens e recebeu muito pouca atenção — acho que 16 curtidas no total — mas tive muita sorte de um recrutador da WB ter me encontrado e decidido me dar uma chance. Eu diria que publicar sua arte on-line é a #1 coisa mais importante, já que a maioria dos meus trabalhos em tempo integral e freelance foram feitos por recrutadores que entraram em contato porque me encontraram nas redes sociais, e não por meio de formulários de emprego reais.  

Para novos artistas que estão tentando entrar, sugiro que você analise portfólios de artistas atuais do setor. Anote os tipos de peças que eles têm em seu portfólio — por exemplo. assuntos, temas, teclas de cores, esboços, reviravoltas, etc. — e tente garantir que seu portfólio também tenha o mesmo. Você também pode analisar o estilo de arte deles e aprender exatamente como eles criam uma determinada aparência e experimentar esses processos em seu próprio trabalho para, eventualmente, encontrar seu próprio estilo.

Por fim, o networking também é uma ótima ferramenta. Se você puder, eu recomendo fortemente ir a eventos como o LightBox Expo, onde você pode conhecer outros artistas e recrutadores pessoalmente. Eles provavelmente não terão um emprego para você imediatamente, mas é importante manter contato para que não se esqueçam de você! Quando eles estiverem contratando, talvez daqui a um ou dois anos, você quer estar no radar deles quando isso acontecer. 

Jenny Li Dad Im Home 2 Editado

Que hardware e software você usa para criar seu trabalho? Por que você escolhe os produtos Wacom como parte de sua configuração?  

Eu pinto principalmente no Adobe Photoshop e, às vezes, no Procreate, e minha configuração de trabalho é um MacBook Pro com uma mesa digitalizadora Wacom Intuos. A Intuos foi minha primeira mesa digitalizadora, e foi perfeita para mim. Eu consigo desenhar em uma superfície plana sem olhar para a tela, mantendo minhas costas retas. Já desenhei em uma mesa digitalizadora de tela antes, e minhas costas sempre começavam a doer depois de algumas horas, mas com a Wacom Intuos, posso literalmente desenhar o dia inteiro sem dor. Também é super portátil e me permite desenhar em qualquer lugar que eu quiser e, como alguém que viaja muito, é muito fácil trabalhar em qualquer lugar. 

Você tem algum projeto chegando que gostaria de compartilhar ou promover?   

Venho trabalhando em um projeto chamado Creature Commandos desde o primeiro estágio do Concepts, e ele finalmente será lançado em alguns meses. Eu também tenho um projeto pessoal: meu novo livro de arte! Estou muito empolgado em vendê-lo na LightBox Expo este ano!

Publicações relacionadas:

How Legendary Animator Aaron Blaise Created His New Short Film, Snow Bear

How Legendary Animator Aaron Blaise Created His New Short Film, Snow Bear

Connected Ink 2024: um dia na vida do designer de joias independente Quincy Vadan

Connected Ink 2024: um dia na vida do designer de joias independente Quincy Vadan

Como Pernille Ørum usa o Wacom Movink para se manter produtivo enquanto viaja pela África

Como Pernille Ørum usa o Wacom Movink para se manter produtivo enquanto viaja pela África

Etherington Bros' Comics Crash Course #5: Concepts art

Etherington Bros' Comics Crash Course #5: Concepts art

Finanças com Klarma

Shop now pay later with Klarma

Only on the US eStore

Shop now>

Conecte-se com a Wacom nas mídias sociais

Black Friday Deals are here 🖤🎁🛒⁣ Head to our Amazon store to discover our exclusive #BlackFriday deals. ⁣ Whether you're a beginner artist or a pro, we have something for you!⁣ Head to the link in our bio or our stories to save! ⁣ Also check out Wacom accounts in your region to find what Black Friday exclusives we have in your area. ⁣ #christmasgifts #holiday #deals #shopping #amazon #wacomsale
54 0
Hey 👋 Artists of Europe! We’ve got some exciting news for you! 🎉 Wacom Europe now has its very own INSTAGRAM ACCOUNT — created just for YOU! Follow @wacomeurope and get ready for: ✨ Creative tips & tricks 🎨 Get inspired by incredible artists 📅 Stay updated on local events 💡 Enjoy exclusive promotions Let’s celebrate creativity together and join the Wacom community 🚀 Follow us here 👉 @wacomeurope #CreativeCommunity #WacomArtists #WacomCommunity
152 19
When the brain won't quit playing tricks 🧠👯‍♂️🖌️ Switching to digital can be hard but not impossible, right @lplucas? What are some of the things you struggle with as you transition from analog to digital? Tell us in the comments 👇🏼 #madewithwacom #digitalartist #digitalart #artistsoninstagram #artistlife #wacomtablet #wacomtips
1599 15
Você já pensou em se tornar um designer de joias?  Como parte do #CareerDevelopmentMonth, estamos entusiasmados em compartilhar algumas carreiras diversas entre os usuários da Wacom. ✍️ Conheça Quincy Vadan (@champagne_corpse), designer independente de joias e artista-proprietária da Vadan Jewelry. Quincy compartilha todo o processo de criação de uma coleção de cápsulas de três peças. Sua configuração, incluindo a Wacom #CintiqPro, possibilita que ele permaneça completamente independente e assuma o controle da grande maioria de seu processo criativo. Acesse o link na biografia para assistir ao vídeo completo! #Wacom #MadeWithWacom #WacomForEducation #Jewelry #JewelryDesigner #SilverJewelry #ConnectedInk #ConnectedInk2024
147 21
Inscreva-se em um incrível webinar GRATUITO AMANHÃ às 13h PST com o incrível @aaronblaiseart! ❄️🐻‍❄️🤍 Aprenda com um de nossos mentores de animação favoritos enquanto ele nos orienta no processo de criação de personagens animais incríveis, como o personagem principal de seu curta de animação, Snowbear.  Inscreva-se pelo link em nossa biografia ☝🏼 #wacomwebinar #wacomconnectedink #digitalart #artwebinar
567 10
Quer saber como criar licenças para sua arte? @zeythehuman explica como configurar facilmente licenças* no Wacom Yuify, garantindo que seu trabalho esteja protegido. Desde o uso de modelos até a personalização de seus próprios contratos, nunca foi tão fácil gerenciar seus direitos criativos. Pronto para proteger sua arte? 🔑 Registre-se gratuitamente em Yuify.com. *O licenciamento Yuify está disponível apenas em regiões selecionadas e pode exigir acordos adicionais para casos específicos não cobertos pelo License Builder. #WacomYuify #Yuify #CreativeRights #DigitalRightsManagement
110 1
Vamos nos aprofundar com @alexferreiraa para aprender como melhorar nossas poses usando o fluxo de trabalho #WacomMovink e 2D para levá-las ao próximo nível. Confira o vídeo completo por meio do link em nossa biografia ou acesse o canal @animationflow .academy no YouTube.  #animationflow #madewithwacom #characteranimation
306 4
Procurando um presente que emocionará uma criança de 7 anos, um pai ou um colega de trabalho? 🎁 Dê a eles um #WacomIntuos! Perfeito para desenhar, animar, quadrinhos, retocar fotos e fazer anotações, é um presente que continuará sendo oferecido. Agora à venda na Wacom US estore 🏷️ #WacomSale
186 1
Quando a escritora e @verabee tinha um prazo de entrega se aproximando rapidamente, ela estava fora de casa e longe de sua configuração de trabalho habitual 😱 Entre no Wacom Movink, um visor com caneta verdadeiramente portátil e poderoso que ela poderia usar em qualquer lugar. Assista ao vídeo completo em nosso YouTube para ouvir sua análise completa de #WacomMovink e ver seu processo de ilustração pontual. E não deixe de conferir Return to Sender, que será publicado em 2025! #movink #creativeprofessionals #madewithwacom #creativesonthego #digitalart
157 0
@zeythehuman nos lembra que compartilhar sua arte com o mundo é essencial, mas protegê-la também. O Yuify ajuda os artistas a proteger seu trabalho e identidade, para que você possa mostrar sua criatividade sem se preocupar. 🔒 Quer saber como proteger sua arte? Visite Yuify.com para obter mais informações. Agora disponível para @clipstudioofficial #WacomYuify #Yuify #CreativeRights #DigitalRightsManagement
131 6