Estamos muito animados em continuar o Wacom Creativity Camp 2024 com este workshop online gratuito de design de personagens de Jocelyn Short na quinta-feira, 18 de julho de 2024, às 16h30 PDT!
O Wacom Creativity Camp é uma série de workshops gratuitos, ao vivo e on-line de artistas, criadores e educadores brilhantes durante todo o mês de julho de 2024! Se quiser saber tudo sobre design de personagens, ilustração, quadrinhos, mangá, educação artística e muito mais, confira a página inicial do Creativity Camp para obter todos os detalhes e recursos. E não se esqueça de se inscrever no Creativity Camp para receber lembretes e se inscrever em todos os workshops!
Jocelyn Short é ilustradora e Concepts designer que cria trabalhos artísticos para os gêneros de fantasia, ficção científica e terror em quadrinhos, videogames e filmes. Atualmente, ela está desenvolvendo Bearers, uma antologia de arte que explora as experiências de mensageiros espirituais únicos. Seus créditos profissionais incluem a criação da arte do banner da Virtuous Con em 2024, recursos de arte para Black Feminist Video Game e designs de personagens para a história em quadrinhos The Legend of Althea, de Royce Adkins. Confira Jocelyn Short no Instagram ou Facebook.
Short apresentará Crafting Compelling Character Designs como parte do Creativity Camp em 18 de julho de 2024, às 16h30 PDT, ao vivo no Zoom! Clique aqui para obter mais informações sobre o workshop e para se inscrever.
Antes do workshop, conversamos com Short sobre sua formação, interesses, inspirações, o que esperar durante o workshop e o que ela fará no futuro.
Como você entrou pela primeira vez na arte digital? Você era uma criança criativa?
Entrei pela primeira vez na arte digital quando estava no ensino médio; eu estava em vários sites de fóruns de fãs para me divertir e criava banners exclusivos. A arte digital evoluiu para a pintura digital na faculdade. Eu era definitivamente uma criança criativa. Durante a maior parte dos meus anos escolares, antes de me formar na faculdade de arte, eu era o “garoto da arte”. Professores de arte me favoreceriam e eu até acabei fazendo tatuagens para pessoas no ensino médio!
Você acha que frequentar uma escola de arte é uma necessidade, ou os criativos iniciantes podem aprender sozinhos o que precisam saber?
Acho que a riqueza de instruções atualmente disponíveis on-line é incrível e eu mesmo me beneficiei dela. As pessoas têm muito acesso a comunidades artísticas e de ensino de arte acessíveis, o que torna o aprendizado de arte muito mais fácil.
Acho que há um grande valor na instrução guiada, mas não acho que frequentar uma escola de arte seja uma necessidade absoluta, e estou dizendo isso como alguém que estudou arte sozinha. A maioria, se não todas, as escolas particulares de arte físicas são superfaturadas, na minha opinião, e a maioria dos estudantes acaba com uma dívida enorme que é muito difícil de pagar.
O benefício das escolas físicas e particulares, no entanto, é a crítica presencial e o networking, o que é excelente. Mas isso não necessariamente torna o custo equivalente. Você pode obter uma ótima experiência educacional artística por meio de incríveis canais on-line que o enriquecerão e ajudarão a trabalhar, caso deseje.
Atualmente, você trabalha como artista no site Concepts. O que você ama sobre isso? Como você decidiu o que queria seguir como carreira?
Adoro explorar e desenvolver designs realmente únicos e fazer com que pareçam o mais reais possível. Eu queria seguir essa carreira porque parecia uma aplicação concreta para a arte. Gostei muito da ideia de que a arte ainda poderia ser tão expressiva e diretamente funcional em um fluxo de produção de criação em diferentes mídias.
Como você começou a trabalhar com a Concepts art como carreira? Que dicas ou conselhos você daria para estudantes ou iniciantes que queiram seguir um caminho semelhante?
Eu fiz uma orientação depois de me formar na escola de arte para tentar aprimorar mais minhas habilidades, o que me ajudou muito técnica e socialmente porque aquele mentor se lembrou de mim e me convidou para outros espaços artísticos. As convenções também me ajudaram imensamente a fazer conexões e conseguir trabalho e oportunidades para clientes.
Minha sugestão para estudantes e iniciantes que desejam seguir um caminho semelhante é não se endividar para estudar, encontrar uma educação que ensine os fundamentos da arte e do design de entretenimento e aprender com professores e mentores que tenham experiência direta no setor.
Eu também diria que devemos fazer uma rede em primeiro lugar e em segundo lugar. Conheça seus colegas e as pessoas ao seu lado em sua jornada, mantenha-se conectado a eles e aprenda uns com os outros. Eles serão um benefício perene para seu crescimento e moral, porque essas são as pessoas que começaram a criar você.
Como você desenvolveu seu próprio estilo de arte pessoal? Quais são algumas de suas maiores influências e/ou inspirações?
Sinto que desenvolvi meu estilo de arte emulando uma abordagem pictórica, combinada com uma estética muito temperamental e dramática. Eu queria que minha arte parecesse tátil e visceral à minha maneira. As grandes inspirações artísticas incluem Alphonse Mucha, Albrecht Durer, Norman Rockwell, Craig Mullins, Ryan Lang, Nathan Fowlkes, Thomas Chamberlain-Keen, Sergey Kolesov, Eleeza, Anthony Jones, Gawki, Wylie Beck, Maika Sozo, tem muito mais... a lista é longa!
Como você se mantém motivado quando está se sentindo estressado ou sem inspiração?
Eu mantenho coleções on-line de obras de arte muito legais que encontro, então vou revisitar essas pastas e examiná-las para me inspirar novamente. Ou vou ouvir podcasts de arte ou podcasts que não têm nada a ver com arte! Jogar videogame também ajuda a aliviar meu estresse por um tempo, e então eu posso voltar à arte depois de me acalmar.
Quais dispositivos Wacom você usa? Por que você opta por usar os produtos da Wacom?
Eu uso uma Cintiq 27QHD. Os produtos da Wacom duram muito tempo, e eu sabia que eles eram o padrão do setor, então achei que uma mesa digitalizadora da Wacom seria um bom investimento - e definitivamente foi!
O que seu workshop no Creativity Camp cobrirá?
Meu workshop cobrirá meu processo de pensamento por meio de técnicas de design e pintura de personagens. As pessoas podem esperar aprender a ser mais atenciosas ao criar designs e também podem esperar aprender técnicas de desenho/pintura que podem ser usadas com ou sem uma mesa digitalizadora.
Onde as pessoas podem ir para aprender mais sobre você, seu trabalho ou acompanhar sua jornada? Você tem algum projeto chegando que gostaria de compartilhar ou promover?
As pessoas podem visitar meu site, ver mais do meu trabalho e seguir meu boletim informativo para receber atualizações regulares sobre minha jornada. Eles também podem seguir minhas redes sociais para me acompanhar lá — estou no Facebook, Instagram, TikTok e X (Twitter). Um projeto que estou lançando é uma história em quadrinhos de edição única para minha série de arte chamada Bearers, na qual venho trabalhando diligentemente. Esperamos que seja lançado no final de 2024 ou início de 2025, então fique de olho nas atualizações sobre isso!