Creative Education

Dia Nacional dos Profissionais da Educação WACOM

Share:

No dia 06 de agosto comemora-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, uma data criada para homenagear, reconhecer e valorizar os profissionais que atuam no âmbito escolar.

Segundo os últimos dados do Censo Educacional do Inep, de 2018, no Brasil já são mais de 2,6 milhões de professores, o que torna a profissão mais numerosa no país. Isso equivale a 1,2% da população brasileira, e deste número, 2,2 milhões atuam na educação básica e 397 mil trabalham no ensino superior.

Quem são os profissionais da Educação?

Essa é uma categoria muito importante para o funcionamento de uma escola, e foi reconhecida por meio da lei 12.014, sancionada em 6 de agosto de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei foi criada com o objetivo de alterar o artigo 61 da Lei 9.394, considerando que:

“Profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;

III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Parágrafo único.  A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;

II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;

III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.”

Ou seja, a lei beneficiou mais de 1 milhão de trabalhadores, pois reconheceu que, juntamente com professores e pedagogos, todos os profissionais que atuam dentro das unidades escolares básicas, como:

  • Coordenadores;
  • Diretores;
  • Supervisores;
  • Monitores;
  • Secretários;
  • E inspetores.

Também são considerados profissionais da educação, já que todos eles contribuem, de acordo com seus respectivos serviços, para ajudar a escola a cumprir o seu papel no dia a dia.

 

A Wacom moderniza e aproxima você dos seus alunos.

Este período de quarentena obrigou os professores, professoras e as instituições de ensino a se adaptar rapidamente. De repente, muitos profissionais que nunca haviam experimentado dar aulas on-line foram obrigados a dar aulas olhando para uma câmera.

A grande maioria estava acostumada a dar aulas em uma sala com quadro negro, branco ou verde, para um público médio de 40 estudantes. As escolas com um pouco mais de recursos disponibilizam um projetor multimídia conectado a um computador com acesso a internet.

Os professores e professoras precisam dar conta de um conteúdo extenso, em pouco tempo, preocupados(as) com as provas bimestrais e exames externos, sejam os vestibulares, ENEM ou Prova Brasil. A tarefa não é simples nem mesmo em sala de aula real, com todos os estudantes ali, sentados, enfileirados e raramente bem comportados.

De repente, uma nova pandemia surgiu. A nossa geração que ainda não tinha passado por uma crise profunda foi obrigada a viver em um contexto de isolamento social.

Bem diferente das gerações anteriores nós temos uma tecnologia capaz de nos aproximar. Não podemos compartilhar os mesmos ambientes, mas podemos conversar, ministrar aulas, aprender e reaprender em tempo real, independente da distância.

 

Wacom Intuos

 

Confira nossos produtos e tenha novas experiências com o ensino: https://www.minhawacom.com.br/onde-comprar/