Mude a dinâmica das suas aulas com a Wacom

May 20, 2022
Share:

Garantindo que você mantenha a igualdade na sala de aula com ferramentas de ensino à distância

É um desafio que antecede a pandemia, mas que assumiu importância extra à medida que algumas crianças retornam à escola e outras continuam estudando em casa: como os professores mantêm a igualdade na sala de aula e garantem que todos os alunos cresçam e se desenvolvam no mesmo ritmo?

A situação global trouxe disparidades em segundo plano e acesso com um foco preciso, sendo que algumas crianças conseguem ficar sentadas em espaços de estudo dedicados com seus próprios equipamentos, enquanto outras não têm as ferramentas para ajudá-las a aprender e prosperar. Algumas simplesmente não conseguiram trabalhar e aprender, outras passaram o tempo fazendo um pouco mais. Agora, com algumas crianças aprendendo à distância e outras presentes na sala de aula, como os professores podem garantir que todos os alunos estejam no mesmo nível quando não estão todos na mesma sala ao mesmo tempo?

Envolva-se com os pais

Embora alguns alunos tenham tido a oportunidade de prosperar enquanto estudavam em casa, muitos acharam muito desafiadora a mudança na rotina e a falta de acesso a tablets e computadores. Isso trata de questões mais amplas em torno da igualdade, especialmente fatores socioeconômicos, onde algumas crianças podem utilizar os dispositivos de seus pais, enquanto outras talvez não tenham essa tecnologia em casa. É vital, portanto, que os professores se envolvam com os pais e entendam as necessidades de cada criança da turma e se eles conseguem satisfazê-las em casa com ferramentas de ensino à distância.

Por que as crianças estão ficando em casa? –Isso está relacionado à saúde ou com a preocupação em voltar para a escola e a criação de oportunidades de ensino presencial? As crianças mais novas são capazes de aprender na companhia de um adulto em casa ou participar de aulas virtualmente? E elas dispõem de espaço e de equipamentos para fazer isso? Levantar essas questões pode ser extremamente desafiador. Mas, sem respondê-las, pode ser fácil que a falta de igualdade fique consolidada.

Confira se os alunos à distância possuem o mesmo equipamento

Esse problema é vital em um momento em que alguns alunos não conseguem frequentar a escola. Escolas e programas governamentais procuraram preencher a lacuna de acesso, distribuindo equipamentos e ferramentas de ensino à distância; por isso, é essencial garantir a participação daqueles que não forem capazes de estar fisicamente na sala de aula. Confira com os pais para ver que tipo de conexão com a Internet está disponível, se for o caso.

Se não houver computadores em casa, também é essencial conferir que os alunos tenham um com as ferramentas de aprendizagem virtual necessárias instaladas. Explore diferentes programas para ver se o governo local ou nacional é capaz de fornecer essas ferramentas de ensino à distância ou se o departamento de TI da escola pode oferecer o empréstimo de computadores. Tente evitar pedir aos alunos que imprimam exercícios – muitos podem não ter uma impressora para fazer isso e mandar devolver esses exercícios para marcação também pode ser difícil, por conta dos alto preços de postagem e dos scanners que nem sempre são uma opção viável. A Wacom pode ajudar a permitir que os professores adicionem facilmente notas manuscritas a trabalhos e ensaios digitais, enquanto os alunos podem utilizar a mesma tecnologia para desenhar e criar de forma mais natural, mesmo ainda utilizando um computador.

Permita que os alunos sejam honestos

Fazer com que os alunos expliquem como se sentem em relação ao novo ambiente de aprendizagem pode ser uma excelente maneira de professores e colegas entenderem os desafios que todos enfrentaram durante esse tempo sem precedentes. Isso pode assumir a forma de exercícios escritos ou de uma discussão aberta na primeira vez em que todos se sentarem juntos, em ambiente físico e virtual, durante a aula. Esse diálogo aberto ajudará a manter a igualdade e percorrerá um longo caminho para garantir que todos os alunos se sintam valorizados, quer estejam estudando em casa ou retornando à escola pela primeira vez depois de meses. Tais discussões devem continuar regularmente para garantir que todos estejam em pé de igualdade.

Estabeleça regras e aborde as mudanças na dinâmica

Pode ser difícil, mas abordar o fato de que alguns alunos estão em sala de aula e outros não é essencial para garantir que a igualdade seja mantida. Isso significa conversar com os alunos e explicar por que as coisas são diferentes e como será o aspecto e a sensação do aprendizado neste novo ambiente. Estabelecer um novo conjunto de regras e convocar todos os alunos a participarem das aulas, incluindo os que aprendem virtualmente, é uma boa maneira de normalizar a situação. Quando se trata de estudo em grupo, tente garantir que, pelo menos, um membro de cada grupo tenha aulas em casa, permitindo que os alunos da turma desenvolvam suas habilidades tecnológicas e entendam os desafios que aqueles que não estão fisicamente presentes estão enfrentando. As mesas digitalizadoras e os monitores Wacom tornam fácil e natural que os alunos trabalhem e colaborem nos mesmos planos de aula e exercícios virtualmente com os alunos à distância, com a mesma eficácia, como se estivessem sentados lado a lado.

Garanta já a sua Wacom no link: www.estore.wacom.com.br

You May Like:

Wacom Holiday Discounts

When you buy a Wacom tablet or pen display, you're buying the professional standard used by creatives across industries -- but they're perfect for beginners, hobbyists, and teachers as well. And for a limited time, you can get our quality products at a major discount. Check back throughout the holiday season for more deals, or subscribe to our newsletter to keep up to date on promotions as well as all the news from Wacom.

Wacom One Sale
Wacom Intuos Drawing Tablet Sale