Art

Qual é o Brush? Com Caramurú Baumgartner

Share:

Um artista único, como o Caramurú Baumgartner revelando seus segredos com o brush que utiliza é um tesouro que todos devem descobrir.

Vamos lá Caramurú, conte pra gente um pouco sobre o seu processo criativo.

Caramurú

“Bom, quando desenho na Wacom, procuro simular ao máximo minha experiência como em um papel, dentro do software Adobe Photoshop. A textura, o modo do traço e a fluidez de tudo. Tento trazer para a tela a mesma leveza em desenhar com um nanquim. Esboço com cores diversas e ao finalizar uso um único pincel com a mesma gramatura, fazendo as arestas, sombras e hachuras.

Portanto, os brushes que eu uso são apenas três. O “Mais Recente Caixa de Tintas Kyle”, Caixa de Tintas Kyle – Cartunista Clássico” e como borracha uso “Borracha Kyle – Borda Natural”. Foram esses brushes que mais se adaptaram ao meu estilo, fazendo preservar o máximo da minha experiência de desenhar em um papel. É até possível simular o comportamento da tinta nanquim através dos sulcos microscópicos do papel.

Após o desenho finalizado trato a imagem como se eu a tivesse escaneado manualmente e assim dou início a meu processo de colorização. Esta minha técnica garante a fidelidade das minhas obras no decorrer do tempo, podendo transitar entre o ambiente físico e digital sempre que eu quiser ou quando o prazo do projeto (no caso de trabalhos comissionados) permitir.”