Creative Inspiration

Semana da Cultura Nordestina

Share:

…Quando o verde dos seus olhos, se espalhar na plantação / Eu te asseguro, não chore não, viu?! Que eu voltarei, viu?! Meu coração…” Asa Branca – Humberto Teixeira e  Luiz Gonzaga.

É com o trecho de uma das canções mais emblemáticas e representativas da cultura nordestina que abrimos esse blog cada dia mais brasileiro.

Vamos falar sobre a Semana da Cultura Nordestina que começou no dia 02 de agosto de 1989, por meio da morte de Luiz Gonzaga do Nascimento, o famoso “Rei do Baião”. A partir daquele ano, a cultura dos nordestinos ganhou uma identidade inabalável e se tornou ainda mais conhecida entre todas as regiões brasileiras.

Gonzaga foi muito importante para o Nordeste devido à sua maneira de mostrar a pobreza, a seca e a miséria vivida por todos os nordestinos. Ao contrário do que muitos podem pensar, a forma como ele apresentava a realidade vivida por todos possuía um ritmo alegre e contagiante.

A região é uma das maiores ações culturais do Brasil com diversidade culinária, musical, literária, artesanal e artística.

Imagem do tradicional chapéu nordestino pendurado em uma barraca no centro de uma cidade do nordeste.
Imagem de Daniele Daly Dani por Pixabay

Mas hoje vamos falar mais sobre as inspiradoras xilogravuras que estampam as capas dos cordéis.

“Há que junto com o cordel
sempre tem uma figura,
o que danada é essa imagem
chamada xilogravura?” 

 

A xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens e textos que utiliza uma chapa de madeira como matriz. Essa matriz então é talhada e, feito os altos e baixos relevos, passa-se a tinta a depois a impressão num papel. Essa arte era então estampada nas capas dos mais variados cordéis.

E não podemos falar sobre esse assunto sem citar J.Borges. Veja nesse vídeo no canal da Taís Ferreira um pouco de sua história.

Para finalizar, em nosso Instagram fizemos a Semana da Cultura Nordestina onde durante 7 dias repostamos as artes de 7 artistas nordestinos.

É inspirador.

Confira: https://www.instagram.com/wacom_brasil