EdTech Tools

Wacom Intuos se conecta com sistema- Android™ para facilitar a educação à distância

Share:

O último ano, impactado pela pandemia de Covid-19, acelerou a transformação digital na educação não só no Brasil, mas em todo o mundo. Com as escolas fechadas, professores e alunos foram obrigados a se adaptarem às aulas online do dia para noite. Novos desafios surgiram para a transmissão do conteúdo ou até para quem acompanha a aula. A acessibilidade e a conectividade continuam sendo de extrema importância para o estudo remoto.

Já não é de hoje que o smartphone é um item acessível a muitos brasileiros. São 234 milhões de celulares inteligentes em uso atualmente, o que aponta mais de um aparelho por habitante no país, de acordo com a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia de 2020. A pesquisa feita pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), registrou que 79% dos alunos têm acesso à internet, mas 46% acessam apenas pelo celular.

A Wacom, fabricante líder de mesas digitalizadoras e monitores interativos, tem trabalhado em formas de auxiliar que essa transição da educação tradicional para as aulas à distância aconteça com o menor impacto possível. Agora, permite-se conectar a Wacom Intuos diretamente com o sistema Android™ por meio de um adaptador otg USB-C*, facilitando ainda mais o processo digital das aulas.

Com a mesa digitalizadora, é possível continuar estudando de uma forma muito similar ao ensino tradicional por conta da caneta digital. Sem baterias ou fios, a caneta não precisa ser carregada, então já funciona no momento que toca a superfície da mesa. E o melhor de tudo: todas as anotações e atividades realizadas na mesa são salvas automaticamente na nuvem, sem risco de perder nada.

É importante destacar como a mesa e a caneta fazem grande diferença para a didática da aula online. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Princeton e da Universidade da Califórnia revelou que pessoas que fazem anotações à mão tem resultados melhores em quesitos como memória, compreensão e capacidade de generalização, que aqueles que usam teclados.

“Para professores e estudantes, ficou mais fácil e prático colaborar, compartilhar trabalhos e interagir em aulas à distância. Muitas vezes a família tem um único computador para dividir entre todos e, com a alta demanda de trabalho remoto, quem estiver trabalhando ganha preferência. Com a Intuos, o aluno não perde nada nas aulas pelo celular. Alguns aplicativos podem ser baixados também para aprimorar ainda mais a experiência”, explica Thiago Tieri, gerente de marketing da Wacom no Brasil.

Todos os usuários que já possuem uma Wacom Intuos, só precisam adquirir um adaptador otg USB do tipo C para conectar a mesa com o smartphone Android™.

Wacom Intuos

Com uma caneta leve, super precisa e que se adapta a cada estilo, a Wacom Intuos é elaborada para dar vida às ideias mais inusitadas. A mesa digitalizadora traz uma melhoria ergonômica no momento de criação, escrita ou estudo online. A caneta Wacom Pen 4K não tem bateria ou a necessidade de recarga, proporcionando horas seguidas de uso, sem interrupções. Com conexão disponível por USB ou Bluetooth. A Wacom Intuos tem Bluetooth é compatível com Windows, Android™ e Mac.

*No site da Wacom é possível conferir a lista completa de todos os dispositivos Android™ que são compatíveis com a Wacom Intuos.