Mude a dinâmica das suas aulas com a Wacom

May 20, 2022

Garantindo que você mantenha a igualdade na sala de aula com ferramentas de ensino à distância

hhhhh

É um desafio que antecede a pandemia, mas que assumiu importância extra à medida que algumas crianças retornam à escola e outras continuam estudando em casa: como os professores mantêm a igualdade na sala de aula e garantem que todos os alunos cresçam e se desenvolvam no mesmo ritmo?

A situação global trouxe disparidades em segundo plano e acesso com um foco preciso, sendo que algumas crianças conseguem ficar sentadas em espaços de estudo dedicados com seus próprios equipamentos, enquanto outras não têm as ferramentas para ajudá-las a aprender e prosperar. Algumas simplesmente não conseguiram trabalhar e aprender, outras passaram o tempo fazendo um pouco mais. Agora, com algumas crianças aprendendo à distância e outras presentes na sala de aula, como os professores podem garantir que todos os alunos estejam no mesmo nível quando não estão todos na mesma sala ao mesmo tempo?

Envolva-se com os pais

Embora alguns alunos tenham tido a oportunidade de prosperar enquanto estudavam em casa, muitos acharam muito desafiadora a mudança na rotina e a falta de acesso a tablets e computadores. Isso trata de questões mais amplas em torno da igualdade, especialmente fatores socioeconômicos, onde algumas crianças podem utilizar os dispositivos de seus pais, enquanto outras talvez não tenham essa tecnologia em casa. É vital, portanto, que os professores se envolvam com os pais e entendam as necessidades de cada criança da turma e se eles conseguem satisfazê-las em casa com ferramentas de ensino à distância.

Por que as crianças estão ficando em casa? –Isso está relacionado à saúde ou com a preocupação em voltar para a escola e a criação de oportunidades de ensino presencial? As crianças mais novas são capazes de aprender na companhia de um adulto em casa ou participar de aulas virtualmente? E elas dispõem de espaço e de equipamentos para fazer isso? Levantar essas questões pode ser extremamente desafiador. Mas, sem respondê-las, pode ser fácil que a falta de igualdade fique consolidada.

Confira se os alunos à distância possuem o mesmo equipamento

Esse problema é vital em um momento em que alguns alunos não conseguem frequentar a escola. Escolas e programas governamentais procuraram preencher a lacuna de acesso, distribuindo equipamentos e ferramentas de ensino à distância; por isso, é essencial garantir a participação daqueles que não forem capazes de estar fisicamente na sala de aula. Confira com os pais para ver que tipo de conexão com a Internet está disponível, se for o caso.

Se não houver computadores em casa, também é essencial conferir que os alunos tenham um com as ferramentas de aprendizagem virtual necessárias instaladas. Explore diferentes programas para ver se o governo local ou nacional é capaz de fornecer essas ferramentas de ensino à distância ou se o departamento de TI da escola pode oferecer o empréstimo de computadores. Tente evitar pedir aos alunos que imprimam exercícios – muitos podem não ter uma impressora para fazer isso e mandar devolver esses exercícios para marcação também pode ser difícil, por conta dos alto preços de postagem e dos scanners que nem sempre são uma opção viável. A Wacom pode ajudar a permitir que os professores adicionem facilmente notas manuscritas a trabalhos e ensaios digitais, enquanto os alunos podem utilizar a mesma tecnologia para desenhar e criar de forma mais natural, mesmo ainda utilizando um computador.

Permita que os alunos sejam honestos

Fazer com que os alunos expliquem como se sentem em relação ao novo ambiente de aprendizagem pode ser uma excelente maneira de professores e colegas entenderem os desafios que todos enfrentaram durante esse tempo sem precedentes. Isso pode assumir a forma de exercícios escritos ou de uma discussão aberta na primeira vez em que todos se sentarem juntos, em ambiente físico e virtual, durante a aula. Esse diálogo aberto ajudará a manter a igualdade e percorrerá um longo caminho para garantir que todos os alunos se sintam valorizados, quer estejam estudando em casa ou retornando à escola pela primeira vez depois de meses. Tais discussões devem continuar regularmente para garantir que todos estejam em pé de igualdade.

Estabeleça regras e aborde as mudanças na dinâmica

Pode ser difícil, mas abordar o fato de que alguns alunos estão em sala de aula e outros não é essencial para garantir que a igualdade seja mantida. Isso significa conversar com os alunos e explicar por que as coisas são diferentes e como será o aspecto e a sensação do aprendizado neste novo ambiente. Estabelecer um novo conjunto de regras e convocar todos os alunos a participarem das aulas, incluindo os que aprendem virtualmente, é uma boa maneira de normalizar a situação. Quando se trata de estudo em grupo, tente garantir que, pelo menos, um membro de cada grupo tenha aulas em casa, permitindo que os alunos da turma desenvolvam suas habilidades tecnológicas e entendam os desafios que aqueles que não estão fisicamente presentes estão enfrentando. As mesas digitalizadoras e os monitores Wacom tornam fácil e natural que os alunos trabalhem e colaborem nos mesmos planos de aula e exercícios virtualmente com os alunos à distância, com a mesma eficácia, como se estivessem sentados lado a lado.

Garanta já a sua Wacom no link: www.estore.wacom.com.br

Related posts:

How to magically change the focus of photos in Photoshop with Colin Smith

How to magically change the focus of photos in Photoshop with Colin Smith

A brief look into the history of manga

A brief look into the history of manga

The complete guide to Adobe Photoshop brushes, Part 1: The toolbar

The complete guide to Adobe Photoshop brushes, Part 1: The toolbar

How Marco Bucci became a pro artist without going to art school

How Marco Bucci became a pro artist without going to art school

Connect with Wacom on social media

🎉 Manga friends, save the date! We’re thrilled to be at @dokomi_expo 2024 this June! ✨

Join us at the Wacom booth for 3 days of fun activities:

🖌️ Art Battles to showcase your creative skills!

🔥 Exclusive presentations with Wacom’s CEO Nobu Ide and Celsys’ CEO Kei Narushima!

🤝🏻 Meet and greet with Connected Ink Village artist Ktym from Japan (@yuki_ktym_ )

🌟 Try our latest tech with click & collect on site!

📅 28 - 30 June 2024
📍 Düsseldorf, Germany
✍🏻 Booth# > Halle 3, Artist Alley

See you there! 🌟

#WacomAtDokomi #Dokomi2024
1132 6
We asked character designer @omarsharif.creates to share part of his process. Check out his reference mix and how much fun he has experimenting with textures and colors. ⁣
Head to the #WacomBlog to read our interview with Omar! ⁣
Link in bio!⁣⁣
#wacom #characterdesign #digitalart #artprocess #madewithwacom #wacomcintiqpro #cintiqpro ⁣
234 7
See you in Berlin!💫 Come celebrate with us at @weareplaygrounds this weekend!

💡 Explore artist discussions, demonstrations, film showings interactive live sketching!

✍️ Visit our Wacom booth to experience and enjoy drawing on our latest pen-displays and tablets and some other surprises 👀

📅 Berlin, DE on May 25th-26th

See you there!

#TADBerlin #CreativeCommunity
104 6
A magical midnight forest... 🌲🌙🦉🎨🖌️⁣
That's what @yingshiart was conjuring in this amazing piece #MadeWithWacom. Tayler loves using color to evoke emotion and fullness in her paintings, and liberally uses adjustment layers, filters, and gradient maps. She trusts the creative process and lets go, allowing the subconscious to put one hand on the wheel instead of micromanaging every detail. ⁣
Do you trust your creative process? ⁣
#WacomOne #digitalillustration #moodpainting #environmentdesign
1026 15
Easy to pack & ready to go! 🏃🏻‍♂️

🆕 The new Wacom Movink easily fits in any bag and can be set up anywhere with a single cable. The best solution for creative professionals on the go!

Wanna get yours? Follow the link in our bio!

#wacommovink
414 7
Dive into the insightful first look of the NEW Wacom Movink by @wieger_poutsma, Digital Artist and Creative Director, working for clients like Netflix, Warner Bros, HBO and many more. 💻 🙌🏻

👉🏻 Follow the link in bio to discover all the benefits of our NEW Wacom Movink and shop yours!

#WacomMovink #CreativeProfessionals #CreativesOnTheGo
295 12
You got this! ✍️ Never stop creating. 🤘⁣
Animation made by the wonderful @javadoodles⁣
#MentalHealthAwareness #madewithwacom #TVPaintAnimation⁣
760 24
🆕 Alex Wätzel @dgtlcraft_postproduction , High-end photo retoucher & video editor with years of experience on the creative industry, also tried the NEW Wacom Movink!

Now’s your turn! Follow the link in our bio and discover all the amazing benefits of our new Wacom Movink💥

Ph: @akazie.photography 

#WacomMovink #CreativeProfessionals #CreativesOnTheGo #MovinkMakers
169 4
Mental health awareness month is upon us and we want to give a shout-out to anyone out there struggling, yet creating. ⁣
We see you and you're absolutely wonderful. 😍⁣
⁣
Art by @chibirdart 🐤💓⁣
#MentalHealthAwareness #webcomic #comic #webtoon
833 10